Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPE oficia escolas da comarca de Araguaína para garantir correta aplicação de medidas disciplinares a crianças e adolescentes

    O Ministério Público Estadual, por meio do Promotor de Justiça Sidney Fiori Junior, encaminhou, na última segunda-feira, (23/11) recomendações aos gestores de educação das redes pública e privada de todos os municípios da comarca de Araguaína, a fim de esclarecer sobre as atitudes a serem tomadas em casos de indisciplina e infrações cometidas nos espaços escolares.

    A recomendação foi encaminhada às Secretarias Municipais de Educação, Diretoria Regional de Ensino, Conselhos tutelares, diretores, professores e demais agentes educacionais e inclui os municípios de Araguaína, Araguanã, Aragominas, Carmolândia, Muricilândia, Nova Olinda e Santa Fé do Araguaia.

    A ação deu-se em virtude da ocorrência frequente de atos infracionais nas dependências das escolas e da das constantes solicitações, por parte dos profissionais da área, sobre os procedimentos a serem tomados nessas situações. A falta de orientação nesses casos tem implicado na adoção de medidas que, muitas vezes, contrariam o Estatuto da Criança e do Adolescente.

    De acordo com o Promotor de Justiça, os atos infracionais praticados por adolescentes no interior da escola devem ser analisados de acordo com sua gravidade, visando à abertura de processo e posterior aplicação de medida sócio-educativa ao aluno. Os casos de indisciplina, por outro lado,devem ser apreciados na esfera administrativa da escola, aplicando-se as sanções previstas no regimento escolar.

    Nesse sentido, a 9ª Promotoria de Justiça elaborou recomendações de ajustamento e encaminhou cópias aos órgãos responsáveis, de modo que tais orientações possam ser devidamente observadas pelas Unidades de Ensino, evitando, assim, condutas incompatíveis com os direitos das crianças e adolescentes e contribuindo com a correta aplicação da lei.

    • Publicações747
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpe-oficia-escolas-da-comarca-de-araguaina-para-garantir-correta-aplicacao-de-medidas-disciplinares-a-criancas-e-adolescentes/2017566

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)